sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cadeiras de rodas serão adaptadas individualmente aos pacientes do SUS


O SUS apenas fornece um tipo de cadeira de rodas, o modelo padrão, e muitos deficientes não conseguem se adaptar a ele por conta do tipo de deficiência que possuem. Com isso o Ministério da Saúde anunciou que irá atender de maneira individual aos cadeirantes brasileiros, a partir de 2012, e com isso haverá um serviço de adaptação das cadeiras de rodas para atender as necessidades específicas de cada um deles.
O financiamento da adequação será feito pela rede pública e a intanção da medida é levar maior mobilidade com menor gasto de energia, mais conforto, menos pontos de pressão, suporte e dimensões adequados aos cadeirantes, o que representa mais qualidade de vida para cada indivíduo de maneira única.
O Brasil, segundo Censo de 2010, conta com 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (14,5% da população brasileira), desde alguma dificuldade para andar, ouvir e enxergar, até as graves lesões incapacitantes. Desse total, 48% possuem deficiência visual, 23%, motora, 17%, auditiva, 8%, mental e 4%, física. O investimento do Ministério da Saúde na atenção a pessoa com deficiência somou R$ 644.298 milhões, em 2010. Nesse ano, a previsão é de R$855.602 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário