quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Japoneses desenvolveram robô cão-guia para pessoas com deficiência visual

Robô cão-guia
Pessoas com deficiência visual encontram diversos obstáculos para se locomover nas ruas das grandes cidades e a melhor opção para elas é ter um cão-guia. Mas o acesso aos cães treinados não é para todos e pensando em tornar mais acessível o sistema de locomoção, uma empresa japonesa desenvolveu um robô cão-guia.
O robô, que ainda não possui nome definido, foi desenvolvido e equipado para servir pessoas com deficiência visual como se fossem os animais de verdade.
De acordo com o TechCrunch, a NSK começou a trabalhar no projeto em 2005 e o novo modelo do robô cão-guia é capaz de atingir velocidade de 3,8 quilômetros por hora.
O robô cachorro possui quatro juntas nas quatro patas, permitindo que o protótipo caminhe como se fosse um ser humano. Ele ainda é equipado com câmeras e sensores para ajudar os humanos a caminharem tranquilamente e sem riscos.
E segundo o Plastic Pals, o robô foi equipado com sistema de reconhecimento de voz, permitindo que ele seja facilmente comandado, GPS e mapas.A NSK planos de comercializar o protótipo em 2020 e até lá irá trabalhar para aprimorar os recursos e sensores do robô cão-guia.
Um vídeo produzido pela empresa mostra o robô cão-guia em ação e pode ser conferido no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário