sábado, 12 de novembro de 2011

Para-atletas dão lição de vida e são esperança de medalha para o Brasil

Conheça duas histórias de superação no esporte brasileiro. São lições de vida que podem render também medalhas para o país.
Planos? São muitos. “Quero tanta coisa, até difícil de falar. Em relação à paracanoagem, eu quero estar em 2016 representando o país e buscando a medalha de ouro”, comenta Fernando Fernandes, atleta da paracanoagem.
Fernando Fernandes ganhou fama no Big Brother Brasil 2. Em 2009, ele sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos das pernas.
A canoagem surgiu como forma de fisioterapia e o levou a disputar competições pelo mundo. Fernando é campeão sul-americano e mundial. “Não são deficientes praticando esporte. São eficientes praticando esporte em alto nível”, destaca.
Às vezes é um reencontro. O esporte, deixado para trás por causa de uma deficiência, volta à vida de quem, por exemplo, sofreu um acidente. Foi assim com o Marcos Alves, mas essa reaproximação demorou um pouco mais. Foram 17 anos sem montar, depois que uma queda de um cavalo o deixou paraplégico.
Antes do acidente, Marcos disputava campeonatos de salto. Hoje ele monta no triciclo para ensinar.
“Ele consegue, realmente, passar para os alunos dele o que você tem de fazer e nos encoraja a acreditar que a gente é capaz de fazer”, destaca uma jovem.
Um dia, de tanto insistir, uma aluna conseguiu fazer Marcos voltar a montar. Ele descobriu o hipismo adaptado. Na prova, ele guia o animal, que precisa fazer alguns movimentos na pista. Desse jeito, Marcos ganhou medalhas em Parapanamericanos e Paraolimpíadas.
“Ter a oportunidade de novo de estar em cima de um cavalo, que sempre foi tudo para mim, foi muito bom. Isso dá um algo mais na sua vida muito grande. O dia a dia de dormir e saber que amanhã eu tenho mais”, diz Marcos Alves, atleta do hipismo adaptado.
“Quando eu estou em cima do caiaque, parece que o caiaque são as minhas pernas. Eu consigo flutuar. Eu falo que consigo flutuar e andar sobre as águas”, compara Fernando Fernandes, atleta da paracanoagem.



Fonte: Ser lesado

Nenhum comentário:

Postar um comentário