domingo, 13 de novembro de 2011

Ator Pedro Tergolina desperta curiosidade do público como deficiente visual

Pedro Tergolina interpreta o personagem cego Filipe, de Malhação

Pedro Tergolina interpreta o personagem cego Filipe, de Malhação

Muita gente anda se perguntando se o ator de Malhação é realmente cego
O gaúcho Pedro Tergolina, de 20 anos, está chamando a atenção do público como o deficiente visual Filipe, de Malhação. A interpretação é tão convincente que muita gente anda até se perguntando se o ator é cego de verdade (não, não é!). Os gestos e a maneira como ele reage ao que está acontecendo à sua volta impressionam mesmo quem trabalha com deficientes visuais.
A professora e assessora da direção geral do Instituto Benjamim Constant, referência em educação e atendimento de deficientes visuais, elogia o desempenho de Tergolina. “O ator é muito convincente porque tem um certo jeito de movimentar os olhos que parece real”, diz Valéria Aljan. “Também achei muito legal que o personagem não é um super-herói. Ele é apresentado como um cego real e isso é muito bom. Quando o personagem entra na aula de kung fu, o professor ensina os primeiros golpes pegando nas mãos do garoto e fazendo o movimento junto com ele. Isso é muito próximo do real”, acrescenta a professora.
Para interpretar o personagem Filipe, Pedro Tergolina foi fazer laboratório em Natal, no Rio Grande do Norte. Lá ele conheceu Fernando Campos, um amigo da autora Ingrid Zavarezzi, que teve câncer nos olhos e foi operado nos Estados Unidos. O pai de Fernando queria ajudar outros cegos e montou a Casa Dorival Paíva, que oferece educação e atendimento psicológico a deficientes visuais e suas famílias. Os dois conversaram muito e ficaram amigos.

Ator de malhação vira amigo de deficiente visual que inspirou personagem

A experiência foi tão boa que Tergolina pretende passar suas férias por lá. “O Fernando me ensinou como mexer no computador, como ele reagia às falas das pessoas, as expressões. Depois que a novela começou, ele veio me visitar nos estúdios e foi ótimo para reativar a memória de tudo o que a gente conversou. Agora, a gente se fala muito por telefone”, conta o ator.
O ator se preparou para interpretar deficiente visual

O ator se preparou para interpretar deficiente visual
Pedro não se envaidece com os elogios, mas confessa que está apaixonado pelo personagem. “O Filipe é um cara que sempre quer achar uma resposta para um problema. Não se sente mal porque sabe que vai atrair coisas ruins. Quer transmitir felicidade”. Esse otimismo, marca registrada do personagem, conquistou o público de Malhação. “Nas ruas, o pessoal fala comigo, tira fotos e pede autógrafo, mas ainda dá para andar de ônibus”, brinca Tergolina. “Até algumas pessoas que eu conheci depois do início da novela, só me reconheceram bem mais tarde”.
O ator, que é de Caxias do Sul, conta com a ajuda dos colegas de elenco para se ambientar ao Rio de Janeiro. “Cheguei sozinho ao Rio e estou sozinho até agora. Aos poucos vou conhecendo as pessoas que estão ao meu redor, mas algumas são mais próximas, como o Lucas (Cordeiro) e o Gil (Coelho). Também gosto muito da Edvana (Carvalho) e do Alejandro (Claveaux). A gente sai sempre junto e frequenta até a mesma igreja”, diz.
Apesar do carinho dos companheiros de equipe, Tergolina sente falta dos amigos de infância: “Amizade é tudo. Sentar com amigos e conversar é muito bom. Até poema a gente faz junto. Volta e meia eles me ligam e dizem: ‘Alemão, tô com saudade’”. Quando soube que tinha passado no teste, o ator ficou dividido. “Eu fiquei triste porque ia deixar meu pessoal no Sul, mas também fiquei feliz por estar na Globo e o meu trabalho ter uma visibilidade maior”.
A carreira artística, inclusive, começou por acaso. Quando era bem pequeno, Pedro estava andando na rua com o pai e a irmã e um caça-talentos convidou as crianças para um teste. “Comecei como toda criança faz, tirando foto como modelo de roupa e sapato. Até que me chamaram para o teste do curta de Ana Luiza Azevedo, ‘Dona Cristina perdeu a memória’, da Casa de Cinema de Porto Alegre. No teste, eu tinha que interpretar um menininho de oito ou nove anos. Tinha que dizer o nome do meu personagem, mas esqueci e disse o meu. Quando lembrei o que deveria fazer, completei a frase dizendo o nome do garoto”, diverte-se. Apesar da confusão, o Pedro ganhou o papel. Daí para a frente, não parou mais de fazer comerciais. Até que surgiu o cinema!
Tergolina tem grande experiência no cinema
Tergolina tem grande experiência no cinema
Em 2002, o diretor Fábio Barreto convidou o jovem ator para um teste e ele foi escolhido para interpretar o irmão da protagonista, interpretada por Letícia Spiller, em um longa. “Ela se lembrou de mim”, conta Pedro, já que Letícia também está na atual temporada de Malhação, como Laura. Depois, foram vários outros filmes de diretores consagrados, como Jayme Lerner. Mas o reconhecimento veio por meio do premiado “Antes que o Mundo Acabe”, da Casa de Cinema de Porto Alegre. Pedro Tergolina ganhou o prêmio especial do júri em um festival de cinema de Goiânia. “Eu não sabia que tinha sido premiado. Tava na casa de um amigo e ele foi logo dizendo. Você sabia que foi premiado? Daí eu comecei a rir e pensei ‘que boa notícia logo cedo’”. Agora o ator estuda roteiro e planeja fazer uma faculdade fora do país.
No currículo, ficou faltando apenas fazer teatro. “A única peça de teatro que fiz foi no colégio. Os personagens de Machado de Assis contracenavam e eu era o Quincas Borba”, lembra o ator.
No vídeo abaixo, Betão na companhia de Michele e Débora, ficam ansiosos para conhecer o adolescente e se chocam ao descobrir que o rapaz é cego.


Fonte:http://malhacao.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário