sábado, 12 de novembro de 2011

Entre os dias 12 e 20/11, 223 atletas vão representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara e esperam repetir o bom resultado do Parapan do Rio.

Logotipo dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011
Entre os dias 12 e 20 de novembro, 223 atletas vão representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011. Eles competirão em 13 modalidades e esperam repetir o bom resultado do Parapan do Rio, quando o país alcançou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Para entrar no clima e ficar mais por dentro dos Jogos, que tal ler um pouco mais sobre cada uma das modalidades? Veja:

Atletismo
Nos últimos Jogos Parapanamericanos no Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil terminou em primeiro lugar geral, com 25 medalhas de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, totalizando 73 medalhas na modalidade. Em Guadalajara, a equipe quer melhorar essa marca. Terezinha Guilhermina, Lucas Prado, Shirlene Coelho, Odair Santos e Yohansson Nascimento são destaques mundo afora. Alan Fonteles e Jenifer Santos são apostas juvenis.

Basquete em Cadeira de Rodas
Desenvolvido por americanos como forma de reabilitação para soldados da Segunda Guerra Mundial, o Basquete em Cadeira de Rodas rapidamente se disseminou ao redor do mundo e já é praticado em mais de 80 países. No Parapan do Rio 2007, o Brasil conquistou o 4º lugar no feminino e o 3º no masculino.

Bocha
Acredita-se que a Bocha surgiu ainda na Grécia Antiga, como exercício de paciência, tática e habilidade. Hoje, a modalidade é praticada em mais de 50 países ao redor do mundo. O Brasil conta com grandes atletas e busca medalhas em Guadalajara.

Ciclismo
O ciclismo paraolímpico surgiu, primeiramente, como um esporte apenas para deficientes visuais. Com o tempo, a tecnologia avançou e novos equipamentos foram criados, possibilitando a inserção de atletas com outros tipos de deficiência. É dividida em Trilha e Pista. Os brasileiros mais renomados são Soelito Gohr, Lauro Chaman e João Schwindt.

Futebol de 5
Praticado por quatro atletas deficientes visuais (jogadores de linha) e um não deficiente (goleiro), o Futebol de 5 é muito forte no Brasil. Nossa seleção é bicampeã mundial e ouro nos Jogos de Pequim 2008. No Parapan o objetivo é claro: o topo do pódio, como aconteceu nos Jogos do Rio 2007.

Goalball
Criado com o objetivo de reabilitar soldados que perderam a visão durante a Segunda Guerra Mundial, o Goalball rapidamente se disseminou e hoje é um dos esportes mais populares do Movimento Paraolímpico, sendo praticado em mais de cem países. É o único esporte do programa criado exclusivamente para o esporte adaptado.

Halterofilismo
Com atletas de mais de cem países competindo em torneios internacionais, o halterofilismo é um dos esportes que cresce mais rápido atualmente. A classificação para a modalidade é feita unicamente através do peso. Portanto, atletas com diferentes deficiências competem juntos pela mesma medalha.

Judô
O Judô para Cegos é a única arte marcial do Programa e sempre reserva grandes emoções para o público. O brasileiro Antônio Tenório é um dos grandes atletas do mundo.

Natação
A tradição brasileira dentro das piscinas é notável. No Parapan do Rio 2007, o Brasil ficou em segundo lugar geral da modalidade, perdendo apenas para o Canadá, com 39 medalhas de ouro, 30 de prata e 29 de bronze. Os medalhistas paraolímpicos Clodoaldo Silva, Daniel Dias, Andre Brasil e Edênia Garcia são alguns nomes de peso.

Tênis de Mesa
No Parapan do Rio 2007, o Brasil foi campeão geral da modalidade com 26 medalhas, sendo 11 de ouro, sete de prata e oito de bronze. O objetivo é repetir a grande campanha em Guadalajara, no próximo mês de novembro.

Tênis em Cadeira de Rodas
O Tênis em Cadeira de Rodas foi criado há mais de 35 anos e ainda hoje é um dos esportes paraolímpicos que mais cresce no mundo. A principal diferença para o tênis tradicional é que a bola pode quicar até duas vezes. Carlos Jordan, Maurício Pomme e Natália Mayara são alguns dos grandes nomes do Brasil na modalidade.

Tiro com Arco
Uma distância de 70m separa os atletas do alvo, que mede 1,22m de diâmetro, sendo formado por dez círculos concêntricos. Em cada tentativa, a concentração é fundamental para os arqueiros. A modalidade surgiu como uma atividade de recreação e reabilitação para seus praticantes – em princípio, lesionados medulares - e já conta com história de mais de 50 anos.

Vôlei Sentado
O Voleibol Paraolímpico é um esporte muito recente, se comparado com outras modalidades. Inventado na Holanda nos anos 1950, é uma combinação do vôlei tradicional com o esporte alemão Sitzbal, que as pessoas praticavam sentadas. Sua popularização foi rápida: já estava presente na Paraolimpíada de Arnhem, em 1980, e hoje é praticado em mais de 50 países.

Fonte: http://www.cpb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário