segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 é apresentada ao Mundo com Espetáculo de dança, luzes e fogos

Com a presença dos campeões paralímpicos Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Ádria dos Santos, a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ foi revelada ao mundo na noite deste sábado, 26 de novembro, com um espetáculo de dança, luzes e fogos na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da cidade e local da disputa das provas de Remo e Paracanoagem. Cerca de 200.000 pessoas acompanharam o lançamento, que ocorreu durante a inauguração da 16ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, o terceiro evento anual de maior mobilização na cidade, após o réveillon de Copacabana e o Carnaval.

“Essa é uma marca que expressa paixão e transformação sob a ótica do Movimento Paralímpico e seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Uma marca que pode não apenas ser vista, mas também experimentada por meio de diversos sentidos, atingindo o maior número de pessoas, no mesmo espírito de inclusão que queremos para os Jogos”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
“A marca representa bem o nosso movimento e os valores do esporte paralímpico, um coração que une e ao mesmo tempo transforma, com emoção e determinação”, disse Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O desenvolvimento da marca ficou a cargo da Tátil Design de Ideias. É a mesma agência brasileira selecionada para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, após um processo de cinco meses que contou com a participação de 139 agências nacionais. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) reconheceu a abrangência do processo e também escolheu a Tátil para desenvolver a marca paraolímpica.
A primeira aparição da marca aconteceu no fim da exibição de três minutos do filme oficial no telão do palco principal do evento, em frente ao Estádio de Remo. Para surpresa da plateia, após a apresentação do vídeo e ao som de trilha sonora emocionante, uma enorme escultura da marca, medindo 4m de altura e 3m de largura e pesando 160kg, foi erguida por uma plataforma hidráulica ao lado do palco. Um rastilho de fogos foi disparado a partir da plataforma em direção à Árvore de Natal, dando a deixa para o seu acendimento.
Em uma arquibancada de frente para o palco principal, acompanhando o evento, estavam o presidente do IPC, Sir Philip Craven; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, além de Carlos Arthur Nuzman e Andrew Parsons
.
Sir Philip Craven, presidente do IPC, disse: “Para mim, a marca representa o coração de um atleta e, como nossos atletas são o coração do Movimento Paralímpico, ela é simplesmente perfeita em destacar o que nós somos. Assim como a fantástica cidade do Rio, cada vez que olho para a marca percebo algo novo; nunca é a mesma coisa quando olho novamente. Falamos muito no Movimento Paralímpico sobre espírito em movimento e essa marca representa isso perfeitamente.”

A marca emocionou os campeões paralímpicos presentes à festa, que posaram ao lado de um modelo menor do que a grande escultura da Lagoa, num ambiante que reporoduzia o som da torcida. O objetivo da Tátil, de fazer uma marca sensorial e com emoção ficou clara logo aos primeiros toques de Ádria. A grande campeã, um dos nomes que impulsionou o esporte paralímpico no Brasil, não conteve as lágrimas.
“Quando a toquei, com o som da torcida e do coração pulsando, passou um filme da minha carreira na minha cabeça. Mexeu demais comigo. Ela é muito bonita”, disse Ádria.
Espetáculo de dança aquece o público
O show de lançamento da marca começou às 20h, quando o mestre de cerimônias do evento, o ator Edson Celulari, subiu ao palco e anunciou a apresentação do espetáculo de balé da companhia Nós da Dança. Durante aproximadamente 10 minutos, a plateia assistiu a uma apresentação em quatro atos, cada um representando um esporte paralímpico: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, vela e esgrima em cadeira de rodas.
No espetáculo, dois dos quatro bailarinos principais que interpretaram os atletas são cadeirantes e um terceiro é amputado. Os três fazem parte do grupo de dança da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos e foram selecionados especialmente para a apresentação. O único bailarino principal que não tinha deficiência usou uma venda nos olhos para interpretar um atleta corredor cego.

Após o espetáculo de lançamento da marca, convidados e jornalistas puderam vivenciar uma performance tridimensional da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™. Uma escultura de poliuretano passou por um longo processo de impressão 3D, recebeu sensores de luz para integração ao toque e programação de movimento com som.
A ideia de uma experiência em 3D, multissensorial, dá continuidade à experiência vivenciada pela marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, lançada em dezembro do ano passado, na festa de réveillon da Praia de Copacabana, que também foi apresentada em uma versão tridimensional como uma escultura viva de luz e movimento. Até 2016, a experiência sensorial com a escultura da marca paraolímpica será levada a diversas partes do Brasil, em eventos do calendário Rio 2016™, ampliando o alcance dos Jogos.




Fonte:Comitê Paraolímpico

Nenhum comentário:

Postar um comentário