sábado, 26 de novembro de 2011

Páginas na internet não seguem padrões web e nem de acessibilidade

Pesquisas revelam que acessibilidade de páginas de sítios web dos órgãos públicos brasileiros alcança a média de 2% do total de mais 6 milhões de páginas analisadas.

Símbolo de acessibilidade
Acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do W3C: Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável. Infelizmente, boa parte das páginas desenvolvidas não seguem padrões web e muito menos padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso a informação por pessoas com deficiência.

Pesquisa recente do W3C Brasil aponta que o indicador de conformidade aos padrões de acessibilidade de páginas de sítios web dos órgãos públicos brasileiros alcança a média de 2% do total de mais 6 milhões de páginas analisadas. Estima-se que o indicador para as páginas web do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público. Esse número indica que há um espaço enorme para avançar na acessibilidade na web.

Há mais de dez anos o W3C desenvolve diretrizes de acessibilidade. Essas diretrizes são técnicas que devem ser aplicadas em websites para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas. Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras.

A partir desse cenário, W3C Escritório Brasil vai realizar, por determinação do
Comitê Gestor da Internet, o primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais promovem o primeiro Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas / empresas e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

São três categorias principais e três sub-categorias que abrangem diversas ações sobre acessibilidade, que premiarão as melhores ações. A participação é muito mais do que um prêmio. É o reconhecimento público do trabalho em pról da acessibilidade na web.

O prêmio Todos@web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais.

A premiação será em dinheiro para os três mais bem colocados de cada categoria, participação do no evento internacional W4A – Web for All, durante a conferência WWW2013 (para o primeiro colocado em cada categoria), troféu, participação na solenidade e exposição dos trabalhos em publicação do W3C.br.

As inscrições estarão abertas entre 1 de dezembro de 2011 *até 31 de março de 2012*. Participe e inscreva seu projeto ou ação.

Fonte: http://saci.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário