quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A deficiência e suas variadas formas


“Faz isso sozinho” é uma fala que uma pessoa com deficiência pode ouvir no cotidiano. Quem fala isso está pensando no bem e na independência da pessoa.
Mas é preciso que se saiba que existem vários tipos de deficiência e, consequentemente, diversos níveis de dificuldades. Para se ter uma ideia, em relação a mim, há deficientes que possuem mais e outros que têm menos dificuldades de realizar algumas tarefas do cotidiano, como trocar de roupa ou escovar os dentes, por exemplo.
Existem diversas deficiências, cada qual com as suas características. Então, para se ter um exemplo, uma pessoa que ficou paraplégica pode ter menos restrições do que uma pessoa que já nasceu com alguma deficiência.
As pessoas com deficiência se sentem estimuladas ao saber que há pessoas que se preocupam com elas. Mas cada caso é um caso. Os deficientes não possuem dificuldades porque querem, mas por causas das limitações causadas por algum tipo de deficiência.
Algumas limitações podem ser amenizadas ou até superadas com a realização de fisioterapia, por exemplo, porém, dependendo do grau de deficiência, infelizmente algumas restrições não podem ser superadas tão facilmente, e é importante que as pessoas saibam disso.

por Rodrigo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário